Campos dos Goytacazes / RJ - sexta-feira, 29 de março de 2024

Bem Vindo ao Nosso Site

 

 

                                                                                          Quando o verão se aproxima, a  vontade de procurar um lugar na praia para bronzear o corpo é geral. Esse desejo por sentir o sol na pele já foi até explicado cientificamente. A exposição não melhora apenas o humor, como nossas funções orgânicas. Mas lembre-se, a diferença entre o banho de sol saudável e o perigoso vai depender dos cuidados que você toma. Tempo e horário da exposição, fator de proteção eleito e a maneira como foi aplicado serão decisivos.

 

De acordo com especialistas, a polêmica sobre os protetores solares desencadeada pela pesquisa da Pro teste que reprovou oito dos 10 filtros solares analisados deve incentivar a discussão.

 

- O assunto deve ser aprofundado. Creio que alarmismo a 20 dias do verão não seja algo positivo- declarou o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Omar Lupi.

 

As embalagens de produtos analisados, por exemplo mencionavam resistência á água. Conforme o teste, após imersão de meia hora, a proteção dos produtos chegou a cair para 55%.

 

- Não confie em produtos que se dizem á prova dágua. Se entrou no mar, sempre reaplique o protetor – diz Nilson Octávio Campos Lobo e Silva, dermatologista representante da SBD em Santa Catarina.

 

Antes de eleger o melhor filtro solar, é preciso considerar a característica da pele de cada um, além de seus hábitos.

 

- Nunca opte por marcas desconhecidas. Vale o bom senso. Observe se o produto oferece proteção UVA e UVB – explica o dermatologista Rodrigo Brunquel.

 

O fator mínimo é o 15, mas prefira o 30. Também esteja atento à diferença entre o fator solar teórico e o real. Diferente do que muita gente imagina, o fator 60 não permite uma exposição longa sem reaplicação.

 

DICAS PARA CURTIR O SOL

 

  • No momento de eleger o melhor filtro solar, é preciso levar em conta as características de sua pele (pigmentação, oleosidade) além de seus hábitos.
  • Não confie em produtos à prova dágua. Se você entrou no mar.
  • Espalhe bem o protetor solar, não apenas onde a mão alcança. São muito comuns as queimaduras de sol entre as escápulas (no meio das costas). Se estiver sozinho na praia, perca a vergonha e peça ajuda de outro banhista para espalhar o protetor nas costas.
  • Não poupe o filtro solar. Se quizer economizar produto, é melhor ir para casa.
  • Se estiver transpirando, o suor carregará o protetor mais rápido. Nesse caso, reaplique o produto de 45 em 45 minutos.
  • Mesmo sem suar ou mergulhar , reaplique o protetor a cada duas horas.
  • Horário para banho de sol: até às 11h e depois das 16h.
  • Não dispense o protetor nem antes das 7h ou depois das 18h.
  • Aplique uma camada espessa de filtro solar de 20 a 30 minutos antes da exposição ao sol, de preferência em ambiente ventilado para que a pele absorva bem o produto.

 

 

Fonte: Dermatologista Nilson Octávio Campos Lobo e Silva.